15 novembro 2017

"obesidade"

Dia de "obesidade" na Enciclopédia Ilustrada:


Então um grupo tão grande como o nosso, e não há aqui um único médico que nos venha explicar a
obesidade com científico saber?
O que se segue são provocações, a ver se os colegas da área da Medicina vêm cá dar um ar da sua graça.

Fui morar para os EUA na altura em que ainda comia tudo o que me apetecia e não acrescentava nem um grama ao peso. O que contribuiu para ficar ainda mais impressionada com a obesidade daquele povo. Pensei que seria problema da comida deles, mas eu também a comia e não engordava. Até que me explicaram que parte dos problemas de obesidade podia ser resultado de questões genéticas. Alguns povos indígenas tinham tanta dificuldade em encontrar alimento em quantidade suficiente, que o corpo se habituou a aproveitar muito bem cada caloria que conseguia ganhar. Quando começou a haver abundância de alimentos, o corpo não conseguiu adaptar-se ao novo registo, e continuou a armazenar o máximo possível, de modo a ter reservas para a próxima vaga de fome.
Pareceu-me uma teoria razoável. 
Anos depois li um artigo sobre uma senhora que tinha uma diarreia que nunca mais acabava, e a quem fizeram um transplante de fezes de uma pessoa saudável, para restabelecer a sua flora intestinal. A pessoa curou-se da diarreia, mas começou a engordar inexplicavelmente. Descobriram depois que a tal pessoa saudável também era obesa, e que nas fezes transplantadas terão também ido as bactérias que causam desequilíbrios no metabolismo e levam ao desenvolvimento da obesidade. 
Por essa altura já eu ia a caminho dos tais dez quilos mais do que sempre tinha tido, e fez-se-me luz: provavelmente as culpadas são as tais bactérias, que eu terei apanhado numa casa de banho pública de uma reserva indígena qualquer!
Moral da história: nas casas de banho públicas, não se sentem nunca nas sanitas! Podem engordar.

[agora pergunto-me quantos ;)  ;)  ;)  tenho de largar aqui para perceberem que estou a brincar]

Sem comentários: