19 junho 2015

a Angela Merkel morre e chega às portas do céu, onde encontra o Cavaco Silva e o Passos Coelho sentados a um canto, do lado de fora...




O discurso que o Varoufakis fez em Berlim no dia 8 de Junho de 2015 (a partir de 12:40 no vídeo, e aqui, em inglês) explica de forma clara e simples como se chegou aqui, e como se pode sair desta crise rumo a uma Europa melhor. Vale a pena ler o comentário do Daniel Carrapa a esse discurso, no seu blogue blogue A Barriga de um Arquitecto.

Porque é que este discurso não foi o tema mais falado da última semana? A Europa está a desmoronar-se e, num mundo em que todos têm voz, não há espaço para esta voz lúcida e profética?

***

Há tempos contei aqui uma anedota do Estaline que chega ao inferno e vê o Hitler confortavelmente sentado de volta de um livro. Vai protestar com o chefe dos diabos, e este responde "ele está a traduzir O Capital para hebraico".

Aproveitando a ideia: a Angela Merkel morre e chega à porta do céu, onde encontra o Passos Coelho e o Cavaco Silva sentados a um canto, do lado de fora (junto a um sítio abrigado mas onde puseram ferros pontiagudos para evitar que os sem-abrigo se sintam demasiado confortáveis), a decorar este discurso do Varoufakis. Enquanto não o souberem dizer com convicção, o São Pedro não os deixa entrar.


Sem comentários: